a arte de Cristo

sábado, 31 de maio de 2008

24 de Maio

Do "sim" de Maria veio um grandissimo bem ao mundo! E do nosso sim, pequenas coisas, mas que fazem a diferença.

PBP

sexta-feira, 30 de maio de 2008

23 de Maio

Oração do estudante e pelo êxito nos exames
"Dai, Senhor, ao nosso estudo de cada dia
o prazer e o sentido da novidade.
Ajudai-nos a aprofundar o que já sabemos
e a reconhecer, com humildade,
que ainda ignoramos muitas coisas.
Livrai-nos do estudo sem motivação.
Concedei-nos o bom-humor
que nos disponha a viver o estudo com alegria,
porque um simples sorriso é tão sábio
como um conceito difícil.
Ajudai-nos a ser solidários e cooperantes,
pois o saber fecundo sabe servir.
Depois de mais um ano de estudo aplicado,
dai-nos, Senhor, a graça de passar
nos exames requeridos.
Que em Vós descubramos
a fonte de sabedoria
que nos fortalece e ilumina"


PBP

22 de Maio


Oração que um dia o grupo de jovens "Vitamina C - Para Curar as Constipações da Alma", fez em Almada....

Caros amigos

Há muito tempo atrás,
um homem embarcou de Lisboa,
rumo ao desconhecido.
Partiu,
sem provisões, sem mantimentos,
apenas tinha o amor de Deus,
e o desejo de levar Cristo,
a quantos o pudesse dá-Lo a conhecer.
Podia ter uma vida estavél,
livre das suas preocupações,
próprias de quem ama o próximo.
Mas não!
Partiu, sujeitando-se ao cansaço,
e a viajar vários dias, tendo apenas como horizonte,
a cor azul:
o azul do mar e o azul do céu!
Sujeitou-se a tempestades, a assaltos,
e tudo isto,
por amor a Deus.
S. Francisco Xavier, foi ao encontro
daqueles que ainda não conheciam a Deus.
E eu? Se há quem se dá tanto por Deus e aos homens,
que poderei eu fazer?
Agora, que oramos à frente do Tejo,
como outrora assim o fez este missionário de Deus,
pensemos apenas em um propósito,
de sermos melhores pessoas,
melhores cristãos.

PBP


21 de Maio

"Tende confiança! Eu venci o mundo!"

PBP

sábado, 24 de maio de 2008

20 de Maio


"Aviva a tua fé. - Cristo não é uma figura que passou. Não é uma recordação que se perde na História. Vive! "Jesus Christus heri et hodie: ipse et in saecula!" diz São Paulo. Jesus Cristo ontem e hoje e sempre!"

Josemaría Escrivá



TP

19 de Maio


"A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus."


Tales de Mileto



TP

18 de Maio

"Como físico, portanto, como homem que dedicou a sua vida à insípida ciência, à investigação da matéria, estou certo de não dar margens a ser considerado um irresponsável. E assim, após as minhas pesquisas do átomo, posso dizer o seguinte: não existe matéria isoladamente! Toda matéria consiste e se origina somente pela força, que põe em vibração as partículas atómicas, e as coliga nos minúsculos sistemas solares do átomo. Uma vez que em todo o universo não há uma força abstracta inteligente e eterna, devemos consequentemente admitir a existência de um Espírito Inteligentíssimo."
Max Planc - Físico
TP

17 de Maio


"Eu sou cristão, isto é, eu creio na divindade de Jesus Cristo, como Tycho Brahe, Copérnico, Descartes, Newton, Fermat, Leibniz, Pascal, Grimaldi, Euler, Guldin, Boscovich, Gerdil; como todos os grandes astrónomos, os grandes matemáticos do século passado. Sou um católico sincero, como foram Corneille, Racine, La Bruyère, Bossuet, Bourdalue e Fènelon - como um grande número de homens eminentes do nosso tempo, entre os quais astros de primeira grandeza das ciências exactas, da filosofia, da literatura, e que são as maiores glórias das as nossas academias. Compartilho a fé profunda de Ruffini, Hauy, Laenec, Ampère, Freycinet e tantos outros destacados eruditos que a professaram com palavras, actos e escritos. E se não cito os vivos para respeitar-lhes a modéstia, posso dizer todavia que achei toda a nobreza da fé cristã na alegria dos meus amigos, o criador da cristalografia, o descobridor da quinina, o inventor do estetoscópio, o navegador da corveta Urânia e os imortais pesquisadores da eletricidade, Freycinet e Ampère."


Cauchy - grande matemático francês do século XIX, que se ergueu contra a expulsão dos Jesuítas da França
TP

16 de Maio


"Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."


Isaac Newton
TP

15 de Maio



"É impossível proceder ao infinito na série dos seres que se geram sucessivamente. Deve-se admitir, por isso, que existe um ser necessário que tenha em si toda a razão de sua existência, e do qual procedam todos os outros seres. A este chamamos Deus."




S. Tomás de Aquino
TP

14 de Maio

Mês de Maio é um mês especial de dedicação a Nossa Senhora.

A ti, minha Mãe,
te agradeço por o teu olhar protector, cair sobre mim,
pequenino.
Levai-me pela tua mão,
até Jesus, que se deu por mim,
na Cruz. Amém.

"Com o Papa, por Maria, até Jesus"

PBP

13 de Maio

O que é a felicidade!?

Em que consiste, como adquiri-la!? É possível defini-la? Diria que, para perceber o que é a felicidade, passa por algo que um grande amigo meu me ensinou:
"Aquilo que efectuas, actuas, satisfaz-te? Ou realiza-te?"

Quando o coração fica cheio, diria que te realiza. Quando se "bebe nos charcos deste mundo, e não se procura a água viva, que só Cristo pode dar", não se sente um vazio à posteriori no coração!? Então procuraste satisfazer-te.

De facto, diria que o egoísmo é antónimo de felicidade.

Somos pequenos. Mas é nas coisas pequenas, quando damos um sorriso fraterno / sincero ou copo de água áqueles que nos rodeiam, que nos santificamos.

PBP

12 de Maio

Lembrei-me agora de dois personagens bíblicas: uma é o Job e a outra é o homem da parábola dos celeiros.

O primeiro, a quem Deus permitiu que lhe fosse retirado tudo quanto tinha, confiou e louvava a Deus. "O homem da parábola, por sua vez, decidiu demolir os seus celeiros, para que construisse um maior. E assim, disse à sua alma: Ó alma, come, bebe, regala-te, porque tens muitos bens. E Deus veio buscar a sua alma e disse: De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma!?

Confiemos em Deus, e não nas coisas materiais. Ele é o "Caminho, a Verdade e a Vida"!

PBP

sexta-feira, 23 de maio de 2008

11 de Maio


Havia uma família, no alto de uma montanha, que vivia à luz das velas e daquilo que produziam na terra. Os pais não se podiam ao luxo de comprar uma televisão ou calçado caro para os seus filhos. Ainda assim, davam tempo aos seus filhos, brincavam com eles, iam dar passeios pela ribeira próxima, e até se fomentava a unidade da família com singelos jantares de família, onde se juntava tios e primos.


Viviam tão pobres que nem se apercebiam. No meio do calor familiar, e num ambiente cristão, viviam felizes. Desapegados das riquezas materiais, davam mais valor às coisas, e eram felizes, ricos em amor, no carinho, em coisas que não são materiais.


PBP

10 de Maio


Podemos não multiplicar os pães! Mas podemos ser aquele que deu "os 5 pães e 2 peixes". Aquele jovem podia considerar que se desse o seu farnel, nem os 5000 homens nem ele comeriam. Mas não! Confiou, e pôs os pães nas mãos do Senhor.


Confiemos também em Deus, que faz maravilhas.


PBP

segunda-feira, 12 de maio de 2008

9 de Maio


No alto de um edifício, destaca-se uma bela obra de arte. Porventura esta peça sustenta o edifício? Longe disso! Apesar de não se ver , são as sapatas, as fundações que estão na base de um edifício.

Penso nisto porque penso ser importante termos a nossa segurança/confiança em Deus. Se eu puser a minha segurança numa pessoa, quando o Senhor a chamar à Sua presença, creio que perco por algum tempo, a minha segurança. O homem está feito para amar. Os amigos são essenciais na vida de uma pessoa.

"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha."

Diria que os amigos são como pilares na nossa vida, alguém com quem caminhamos e com quem nós sabemos que podemos contar. No entanto, coloquemos a nossa segurança em Deus, que ainda que escondido, é rocha/fundação, que deu a Sua vida por nós. E "não há maior amigo do que aquele que dá a vida pelos outros."

PBP

8 de Maio

"Que a maneira de chegar ao Céu é amar!"

A Ti te peço, Senhor, que não Te esqueça nem me afaste de Ti. Deste modo, concerteza que amarei aqueles a quem puserdes no meu caminho.

PBP

terça-feira, 6 de maio de 2008

7 de Maio


A Natureza é arte de Deus. Como toda a arte, incorpora em si aspectos essenciais do artista. É criação onde verdadeiramente podemos conhecer melhor o Criador. Talvez resida aqui a justificação para a Natureza ser para nós tão valiosa, sendo lugar onde buscamos tranquilidade e tantas vezes encontramos a paz.
-
AVC

segunda-feira, 5 de maio de 2008

6 de Maio

A confissão dos pecados veniais reforça a prevenção dos que são mortais.
-
AVC

5 de Maio

Deixemos de ser lapas! Deixemos de estar agarrados a coisas que nos prendem à Terra, a ofensas que não perdoámos. Confiemos em Cristo, cujo jugo é suave. O mundo hoje precisa do nosso testemunho de cristãos. Se não soubermos perdoar, se estivermos apegados às coisas da Terra, de que nos distinguimos daqueles que não se chamam Cristãos!?

Palavras de um sacerdote que partilho convosco. Acrescento ainda palavras de um amigo meu:

"Se Deus perdoa aos outros e perdoa-me, quem sou eu para não perdoar aos outros e não me perdoar!?"

PBP

domingo, 4 de maio de 2008

4 de Maio


O peregrino que encontra uma montanha íngreme no seu caminho, não desespera. Olha para o trilho, respira fundo, e diz com alegria: "Vamos lá apreciar a vista, que deve ser boa!"

Nas situações inevitavelmente custosas da tua vida, que entre o pessimismo e o optimismo, vença o optimismo!


AVC

sábado, 3 de maio de 2008

3 de Maio

São Paulo ensina-nos que as coisas que se vêem são temporárias, mas as que não vemos são eternas. Um rapaz colhe uma flor para dar à sua mãe. A flor é bonita, mas com o tempo vai murchando e morrendo, até se desfazer e desaparecer. Já o amor patente no gesto do rapaz, esse, não será esquecido pela sua mãe. A flor vê-se, o amor não. Eterno é o amor, e é o amor que nos aproxima de Deus. É a amar que melhor nos preparamos para a vida eterna.
-
AVC

sexta-feira, 2 de maio de 2008

2 de Maio

Um telegrama espiritual e ésse-éme-éssico:
-
nd pra mim td pra Deus stop td pros outros stop o q tenho dou e o q dou ganho stop go, don't stop cumps
-
-
AVC stop

quinta-feira, 1 de maio de 2008

1 de Maio

1 de Maio, dia do trabalhador.
-
-> Para que trabalhas? Por ti? Para os teus? Para os outros?
-> O que te move? Vaidade curricular? Estatuto social? Ser útil à sociedade?
-> Sentes-te útil? Gostas do que fazes? Amas quando trabalhas?
-> Ofereces o trabalho a Deus? No fim, quando recolhes os frutos do teu trabalho, agradeces-Lhe? E quando alguma coisa corre mal, mesmo assim agradeces a Deus?
-> Tens preguiça? Invejas alguém no teu trabalho, ou o trabalho de alguém?
-> Sabes descansar e retemperar forças? Sabes gozar as férias sem tirar férias de Deus?
-
-
AVC

30 de Abril

Jesus gostava muito de desenhar na areia com o dedo. Pelo menos, os evangelistas dão-nos tal a entender, mais que uma vez. Jesus escrevia na areia, como Deus que desce à Terra para nos mostrar e ensinar a realidade da nova aliança. Deus mostra-Se e dá-nos o maior dos mandamentos: o mandamento do amor, que em si todos os outros mandamentos congrega e lhes reconhece uma dinâmica muito superior ao que até então se entendia. Deus escreve-Se na Terra. Jesus escrevia na areia, mas ao mesmo tempo escrevia na pedra dos nossos corações, para que o que nos disse não fosse simplesmente apagado por uma onda qualquer. Ao escrever na pedra dos nossos corações, transformou os nossos corações de pedra em corações cada vez mais de carne, e mais sensíveis e capazes de amar. Deus escreveu na areia, e com isso transformou pedra em carne, e a morte do pecado em vida da ressurreição. Estávamos condenados, e se O quisermos, somos salvos. Deus escreve na areia, ainda hoje, todos os dias. Basta olhar para a Eucaristia com olhos de ver e vivê-la com coração de sentir. Se quisermos ser audazes, corajosos, heróis (enfim, coerentes), trazemos a Eucaristia pela semana fora, não a confinando àquela hora de Domingo e nada mais. A Eucaristia de Domingo serve-nos de inspiração para toda a vida da semana, não é apenas um ritual de frequência historicamente localizada. Deus escreve na areia, escreve na pedra, increve-Se nos nossos corações. Este milagre acontece permanentemente em todo o Mundo, pelo menos enquanto deixarmos que Deus em nós opere. Louvado seja Deus por estes milagres e por nos amar tanto ao ponto de Se dar para nos salvar! Jesus Cristo que desenhas na areia, és um artista. O maior de todos!
-
AVC