a arte de Cristo

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

19 de Fevereiro

- Olá Marta, estás boa?
- Olá Zé, estás bom? Olha, estou com um problema com a minha Mãe.
- Ah, pois, eu também tenho uma coisa para falar contigo.
- A minha Mãe disse que eu chego sempre atrasada para o jantar, e até ralhou comigo e disse que ia falar com o Pai...
- Exacto, e já leste o livro que te emprestei? É que precisava dele hoje. Vou a uma conferência do autor, e queria que ele me fizesse uma dedicatória. O tipo é um poço de cultura... conhece-lo?
- ...para me cortar a mesada. Já viste isto? E depois, quem é que vai comprar as minhas roupas?
- Bem, estou a ficar atrasado para a conferência. Vou dar de frosques. Beijo!
- Eu também, tenho de correr para chegar a tempo de jantar! Foi bom falar contigo, amigão. Obrigado, um beijinho!
- Adeus... obrigado eu, por me ouvires!
-
Um bom amigo, mais do que falar, sabe ouvir. Os nossos amigos precisam de nos ouvir, mas a maior parte das vezes precisam talvez mais de serem ouvidos. Olha para as tuas últimas conversas. Falaste mais ou ouviste mais? Falaste com alguém que precisasse da tua atenção? Deste-lhe a atenção que ele precisava? Muitas vezes calamos o próximo com as nossas coisas, sem sequer pensar se ele tem problemas maiores e mais urgentes para partilhar. Muitas outras vezes, até os amordaçamos com a nossa falta de tempo e paciência. O que fazer? Arranjo tempo, marco um encontro. Sento-me, ponho-me confortável e oiço. Escuta activa, cara a cara. Sem distracções. Naquele momento, faço o meu amigo sentir que é a única pessoa importante para mim neste Mundo. Absorvo tudo, e intervenho apenas para o ajudar a se exprimir. No fim, faço-lhe perguntas. E digo a minha opinião, ou simplesmente faço silêncio. Não digo coisas gratuitas, nem apenas pensando no seu sorriso. Digo o que penso que ele precisa para olhar para as suas coisas com outra luz, ou pelo menos para que se sinta mais em paz. De que esperas? Ouve aquele teu amigo! Ele precisa de ti! Deus, por exemplo, ouve-nos sempre. No fim, normalmente faz silêncio. E é no silêncio que tantas vezes encontramos a Sua/nossa resposta!
-
-
AVC

4 comentários:

joaquim disse...

Este teu texto fez-me lembrar o silêncio de Jesus perante a mulher adúltera. Jo 8,1-11
Estava a escutá-la no Seu intimo para depois a mandar em paz.

Abraço amigo em Cristo

Maria João disse...

Pois... Corermos demais e damos muitas vezes demasiada atenção a assuntos menores...

Boa dica para reflexão :)

beijos em Cristo

Anónimo disse...

Joaquim, é assim mesmo. Se algo não remeter para O Mestre, então deixemos isso de parte e procuremo-Lo mais adiante. Um abraço!

AVC

Anónimo disse...

Maria João, bem vistas as coisas, todos os assuntos ficam maiores com a atenção que lhes damos. Um beijinho,

AVC