a arte de Cristo

domingo, 3 de fevereiro de 2008

2 de Fevereiro



Transcrevo de um livro de um amigo meu, o Padre António Vaz Pinto:

"Para lá do que já foi dito, parece-me importante referir ainda dois princípios que considero fundamentais. O primeiro é que,para educar, talvez o mais importante de tudo, em quaisquer circunstâncias, é a presença positiva, contínua, amiga. E para isso, ter tempo, criar tempo, dar tempo e, sobretudo, amor. Como as plantas crescem com a luz e o calor do sol, as pessoas crescem com o amor...O segundo princípio, ligado ao primeiro, é que embora sejam necessários condicionamentos exteriores, regras, ordens, disciplina, o que faz crescer, mudar, o que leva à transformação e ao progresso, não é nada disso...É o desejo de imitação do modelo...
Dizia alguém, uma frase para mim inolvidável, "o grande estímulo da mudança é o acolhimento". Quando uma pessoa, em qualquer fase da vida, se sente compreendida, amada, acolhida...muda! Dito de forma positiva, "quando quiseres mudar uma pessoa, acolhe-a", e o resto virá por acréscimo, de dentro, do desejo de imitar, de seguir, do gosto de agradar...No fundo, é a velha sabedoria tradicional que dizia que " um bom exemplo vale mais do que mil ordens"...."

A História de Deus comigo, Padre António Vaz Pinto, Aletheia Editores,Página 323

Quero também evidenciar a importância do sorriso! O sorriso é misterioso, pois ele ata laços de amizade. E quando damos um sorriso verdadeiro aos outros, é um sinal de carinho, de estima. Como seria o sorriso de Jesus!? Não O consigo imaginar.

PBP

1 comentário:

mrbmBoavida disse...

esse excerto de texto é qualquer coisa! ensina mais do que um semestre inteiro de psicologia!
bjh=)