a arte de Cristo

sexta-feira, 25 de abril de 2008

15 de Abril

se eu gostar realmente de alguém nesta vida (seja uma mãe, pai, irmão, namorado, amigo...) não me parece que faça grande sentido deixar de gostar, só porque essa pessoa um dia deixa a terra. Assim, faz todo o sentido continuar a falar com essa pessoa, com a fé de que ela está já com Deus. Afinal, se gosto dela, porque é que havia de deixar de lhe falar? isso não me faz muito sentido...

Passa-se o mesmo com os santos. Não é por falar com eles (rezar é falar) que estou a preferi-los a Deus, nem nada do género. São amigos. São referências.
Se eu quiser fazer um pedido à minha mãe, por exemplo, posso, claro, fazê-lo directamente. Mas também posso pedir ajuda a um dos meus irmãos... e não é por isso que gosto menos da minha mãe, ou tenho menos proximidade com ela. Um irmão é alguém nas mesmas circunstâncias que nós... um Santo, também já esteve nestas circunstâncias terrenas.

Por estas razões, a devoção aos santos não substitui nem desvaloriza o amor a Deus, antes pelo contrário - são aliados que temos no Céu, são amigos com quem é bom falar! Tendo sempre presente que acima de tudo, está Deus, claro!


MRB

1 comentário:

CristalizArte disse...

Está muito bom! Bem-vinda!