a arte de Cristo

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

29 de Setembro


Era uma vez um senhor que tinha um carro. O carro funcionava sempre bem, pois o dono ia pondo gasolina, e cuidava sempre para que todos os pormenores que fazem o carro andar estivessem em boas condições (a bateria, nivéis de óleo e água... ). Será que passaria pela cabeça do dono do carro a ideia "Ora, se ele trabalha bem, não preciso mais de lhe por gasolina nem de me preocupar com ele!"? Penso que não.

Se o carro for a nossa Fé, e a gasolina os nossos momentos de oração, e a bateria e esses outros pormenores de mecânica momentos de jejum, sacrifícios ou mortificações,... será fácil acreditar que a nossa Fé funciona bem sem oração?
Por outro lado, se pusermos gasolina no nosso "carro da Fé", arriscamo-nos a que ele avance com muita eficácia: Será o Espírito Santo a fazer-nos mover nas nossas vidas.

Há uma coisa que me alegra e uma coisa que me chateia nesta analogia. Como gosto de guardar o melhor para o fim, falo primeiro do que me chateia: É sempre óbvio para toda a gente que um carro não anda sem gasolina (Quando digo gasolina refiro-me ao combustível genericamente, mas sim, já ouvi falar de gasóleo, heheh). No entanto, muitas vezes esquecemo-nos de que é preciso rezar (falar com Deus) para nos portarmos como Ele quer. Até que os nosso vícios e medos começam a vencer a força de vontade nas lutas diárias - Ups, fiquei sem gasolina...
A coisa boa da analogia é que, se a gasolina está cara... Rezar é grátis! Toca a encher o depósito! (Que, quanto mais caminhamos, mais capacidade ganha!)


MRB

1 comentário:

Maria João disse...

A oração é essencial... É falar com Deus. Vamos ouvir o que dizemos nas orações...

Ah! Oração é pedir, mas também agradecer e amar Jesus.

beijos em Cristo e Maria