a arte de Cristo

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

5 de Novembro

Que têm os medos e os vícios em comum? O que são?
Vejo os vícios como uma espécie de correntes, que pusemos lá voluntariamente, de formas mais ou menos intencionais, e que nos tiram a liberdade. Na maior parte das vezes são correntes retiradas daquilo que é fácil. Os medos nem sempre acorrentam e nos tornam presos à nossa (falta de) vontade, como os vícios... mas também podem acorrentar-nos, no caso dos medos paralisantes: "A motivação para o sucesso tem de ser maior do que o medo de falhar" (a frase está entre aspas porque não é minha, mas está sem autor pois não me lembro de quem é).
Um medo pode ser construtivo (se por exemplo, por medo de chumbar, fizer com que estudemos) ou pode ser destrutivo (Tenho tanto medo de falhar num teste que nem me vou esforçar, pois não acredito na hipótese de passar; Tenho tanto medo de me magoar num relacionamento com outra pessoa que me vou isolar e não vou contar com ninguém, etc.)
Se no meio dos medos nos lembrarmos de Deus, e que só Ele basta, sentimo-nos mais seguros, e o gigante e aterrorizador medo tende a tornar-se mais pequeno. Assim quebramos essas correntes e ganhamos a liberdade de tentar e de construir.
Restam-nos os vícios...que fazer com eles? Os que não os temos, evitar tê-los. Os que temos, ir corrigindo e destruindo pouco a pouco, ir martelando as correntes pouco a pouco, até que quebrem e nos deixem ser mais livres, mais senhores de nós mesmos.

MRB

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou habitual leitor deste vosso blog,cheiguei até ele pelo meu monitor de sairef Antonio VCruz.Nao sei se é suposto,mas queria sugerir dois temas para abordarem sff,ou para me responderem,que são questoes minhas:
1-Na minha aula existem as habituais discussões entre crentes e nao crentes,defendo me como posso pois não duvido da minha fé,mas gostava de conseguir passar para fora o que me faz acreditar e conseguir partilhar com eles.Eles apresentam os argumentos do custome"Já o viste?","Deus,supostamente existe para todos mas,so os humanos são racionais logo é invenção destes só para passar valores bons e humanos uns para os outros",como responder?como lhes responder á pergunta do "porquê acreditar?"

2-Faz um dia que faleceu o pai de um amigo meu,pessoa que me era muita amiga.No velório que fui ter com ele não consegui encontrar as palavras certas para lhe dizer,gostava que abordassem esse tema porque estas leituras no cristalizarte ajudam,e muito.

Comprimentos:
Miguel Duarte Silva
m_duartesilva@hotmail.com

CristalizArte disse...

Olá Miguel!
É suposto sim senhor, tal como é suposto comentares tudo o que quiseres:)
Gostei das tuas duas sugestões! Ambos são temas que exigem ser bem pensados antes de publicar um post sobre eles. Penso que o AVC há de postar sobre isso:) Eu também hei-de escrever sobre os assuntos, na data certa. Será para breve!
Já agora, que bom que és leitor habitual do blog! Obrigada pelas visitas:)
beijinhos
MRB