a arte de Cristo

domingo, 28 de dezembro de 2008

28 de Dezembro


- [entre beijos.] Parece que condizemos um com o outro. Porque não casamos?
- [susto. silêncio. respira fundo.] Calma. Lá porque condizemos não quer dizer que sejas o amor da minha vida, ora... condizer não chega! E se condizemos pelos defeitos? E se condizemos pelas virtudes, mas nem por isso isto bate certo porque podia ser melhor? O que importa não é que condigamos um com o outro, mas que juntos condigamos com a vida! E esta já é outra história.
- [foge.] Conta-me.
- Estou-me lembrando do Pires. Sabes? Aquele meu amigo.
- Sei, sei. [disfarça desilusão com enjeitado sorriso.] O que tem o Sr. Pires?
- Ele veio-me com aquela conversa que tinha encontrado a mulher da sua vida, que condiziam muito bem um com o outro, que tinham tudo a ver. Pobre Pires. Sempre romântico, buscando chávena ou xícara que o completasse. Pois é isto que interessa, que nos completemos, pois só a chávena é que completa o pires, tal como sozinha também perde o seu potencial de graça. E agora encontrou esta rapariga...
- Sim. E o que aconteceu, achas que afinal não condizem, é?
- Ainda não percebeste. Eles condizem... não se completam mas é! O Pires encontrou uma pirosa. Condizem... ela é daqueles diamantes em bruto: normalmente brilha, mas de vez em quando resvala para o bruto. E o ADN sentimental do Pires é feito de loiça fina. Tal é o empenho que põe nesta relação que um dia parte-se; e depois, quem é que dá concerto aos cacos?
- [conduzindo conversa para território neutral.] Simpatizas zero com ela.
- [abana a cabeça.] Não se trata disso. Pires completa-se com xícara, e resolveu apostar num amor de recurso só porque pirosa também condiz com pires! Só que... pelo lado que não interessa. Mas não é a eles que quero julgar, provavelmente a história deles até é diferente do que eu a pinto. O que nos convém é aprender com os erros [das histórias que pintamos] dos outros, para melhor pensarmos se juntos condizemos com a vida.
- [de volta à realidade que afastou.] Vamos rezar. Não tenho pressa em decidir.
- [concorda com a resposta que a induziu a tomar.] Pois, não é urgente. Urgente é amar quem nos rodeia.
- [inspiração divina.] Lavemos os olhos, para voltarmos a olhá-los sem a sujidade da crítica.
- [admiração. beijo.] Tenho muito a aprender contigo.
-
-
AVC

2 comentários:

Maria João disse...

Como precisamos deste diálogo entre casais...

Obrigado pela partilha. Diz-me muito ...


beijos

CristalizArte disse...

Obrigado Maria João. Obrigado sempre por apareceres. Beijos,

AVC