a arte de Cristo

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

14 de Janeiro

Meu amigo, vamos fazer um ponto da situação. Desafio-te a que leias as perguntas que se seguem como se fosses tu a perguntar a ti próprio. Aconselho ainda a pores uma música calma a tocar, de preferência só instrumental, que te ajude a rezar, ao ritmo do teu coração. Em cada pergunta, pára o tempo suficiente para responderes com verdade. Um abraço, e boa reflexão.
-
Sou autêntico? Sou aberto à sabedoria que os antigos (da vida e dos livros) nos deixam à disposição para crescermos mais como pessoas? Tenho sentido crítico quando leio, e quando reparo nos exemplos (bons e maus) das pessoas que me rodeiam? Vivo de acordo com o meu código de honra ou de acordo com as opiniões dos outros? Tenho vida própria? Sei distinguir o bem do mal? Ou para mim tudo não passa de meras opiniões? Tenho desejo de verdades e da Verdade? Ou prefiro iludir-me ou nem sequer pensar nisso? Sou pela vida? Busco a felicidade? E a paz? E a Deus? Outra vez, sou autêntico? O que posso fazer para ser mais "eu"? Posto isso, o meu "eu" está ao serviço de quê e de quem? Dos outros? De mim? De Deus? Dos ídolos? Do diabo? Do consumo e do dinheiro? Sou escravo de alguém ou sou livre? Sou livre para melhor servir, ou sou livre só para dizer que sou livre? Tenho objectivos na vida? Quais? Uma última vez, sou autêntico? Como é a minha autenticidade? De onde venho? Para onde vou?
-
-
AVC

Sem comentários: