a arte de Cristo

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

CristalizArte - a arte de Cristo

Este é um espaço que se abriu para falarmos, tu e eu, sobre Jesus. E onde duas pessoas ou mais se reunirem para falar de Jesus e para conversarem sobre como Ele mudou as suas vidas, então Jesus está também presente. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome, aí estou Eu no meio deles. (S.Mateus, 18, 20).
-
Mais, onde houver Amor com A grande, Deus aí está. Onde houver criação, somos capazes de contemplar a obra de Deus. Em cada pormenor da Criação que nos rodeia, há um recado de Amor que Deus nos envia. Se olharmos bem, Deus criou-nos, fez-nos, moldou-nos: somos criaturas.
-
No entanto, somos muito mais que simples criaturas. Somos as obras-primas de Deus, o supremo Artista que nos moldou à Sua imagem e semelhança. Para Deus, somos peças de preço inestimável, e onde Ele depositou o Seu mais profundo e terno Amor.
-
Cristo é Deus que se fez homem, humilhado mas vitorioso. Deus fez-se homem para nos mostrar como podemos levar esta vida com arte e virtude. Jesus é o Caminho da virtude, a Verdade de Deus que nos salva do pecado, e assim nos convida a viver a Vida eterna. Cristo é e será, durante este caminho que fizermos neste espaço, o nosso modelo.
-
Assim sendo, as premissas deste blog são as que se seguem:
-
a) Deus é o Artista que nos fez. Assim, procuramos conhecer melhor o homem - que é a Sua obra-prima - quer abstractamente, bem como a partir de visões muito pessoais que possamos ter da vida.
-
b) Jesus é o mesmo Deus que nos criou, mas é o homem que nos mostra uma outra arte: a Arte de bem caminhar. Com Ele, procuramos encontrar o Caminho para Deus e percorrê-Lo com a Sua benção e a tua companhia.
-
c) O Espírito Santo completa a Santíssima Trindade. É Deus que se manifesta em nós quando fazemos as coisas bem, e com Amor. Por exemplo, quando trabalhamos: o trabalho é amor feito visível, sugere-nos Kahlil Gibran. Vale a pena pedir ao Espírito Santo que venha e nos ilumine no início de cada tarefa, de cada relação, de cada momento. O homem é co-criador do mundo, diz-nos o Cardeal Ratzinger, actual Papa Bento XVI. Com o Espírito Santo, tomamos parte na mais bela construção de todas: o Reino de Deus.
-
Partindo de orações e reflexões, palavras e imagens, interpelações e questões, três vossos amigos aqui se põem à disposição: PBP, TP, e AVC. Qualquer erro da minha parte será facilmente explicado pela pessoal falta de experiência e/ou de reflexão. No entanto, penso que vale a pena arriscar. Tentarei errar pouco, isto é, ir o mais possível de encontro à Fé, à minha consciência, à Igreja Católica. Tentarei ser fiel e coerente para com Deus. Ajudas, comentários e todo o género de críticas construtivas serão sempre bem-vindas e agradecidas.
-
Espero que disfrutes deste espaço tanto quanto nós esperamos aproximarmo-nos de Deus e assim tornar a nossa amizade mais cristã. Que Deus nos abençoe neste nosso Caminho!
-
-
AVC

2 comentários:

mrbmBoavida disse...

2008 promete!:D
parabéns por mais esta grande ideia;)
bjhs!

CristalizArte disse...

Obrigado Rosária! É uma honra para esta casa receber-te aqui. És uma de nós, sente-te em casa. Beijinhos,

AVC