a arte de Cristo

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2 de Janeiro

Boa noite,

No dia 1 de Janeiro de 2008 celebrou-se o Dia internacional da Paz (declarado pela ONU em 1981).

Ontem na RTP passou o filme “O Reino dos Céus” de Ridley Scott. O filme retrata a reconquista da cidade de Jerusalém (séc. XII) feita pelos Muçulmanos ás Cruzadas lideradas por (durante a parte final do seu reinado) Balduino IV de Jerusálem. Para quem não viu, passo a transcrever um diálogo que de certa forma (e na minha opinião) melhor retrata e resume o filme e a sua essência;

[Hospitaller para Balian]
“…pela palavra ‘Religião’ tenho visto uma loucura intermitente de fanáticos de várias denominações chamarem-lhe ‘Vontade de Deus’. Já vi demasiada ‘Religião’ nos olhos de Assassinos. A Santidade está nas boas acções, na coragem em benefício de aqueles que não se podem defender e na bondade. O que Deus deseja está aqui (na a cabeça) e aqui (no coração) e o que decidires fazer todos os dias fará de ti uma boa pessoa...ou não.”

Durante as gravações do filme em Marrocos, o cineasta Ridley Scott foi por diversas vezes ameaçado de morto por grupos extremistas. O Governo Marroquino por seu turno garantiu a sua segurança e dos participantes do filme recorrendo ao serviço do Exército.

O tema escolhido pelo Papa bento XVI para o Ano de 2008 foi “Família Humana: Comunidade de Paz”. Motivo pelo qual resolvi escolher esta imagem.

Bom Ano de 2008!

TP

PS; Desde o século II até ao dia de hoje...em Jerusálem...nada mudou.

1 comentário:

Anónimo disse...

o Reino dos Céus é um filme bastante interessante, e todos os religiosos deviam conhecer a sua mensagem. acho que o destaque que fez e a associação à maravilhosa mensagem do Papa (o nosso grande campeão contra os extremismos) é notável. parabéns, fiquei a gostar deste blogue e hei-de cá voltar. bjs da Rosa